quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Entrevista: Tammy Luciano

O Totalmente Literário realizou mais uma entrevista!Após entrevistar a escritora Fernanda França ,a entrevistada da vez foi Tammy Luciano,que integra o mesmo grupo de escritores que Fernanda: o grupo Novas Letras.Vamos ver a entrevista?

Totalmente Literário: 1.Desde que idade você começou a se interessar por livros? 
  
Tammy Luciano: Oie. Primeiro muito obrigada pelo convite, Thais, adoro poder falar de mim, dos meus livros! Bem, meus pais sempre foram cuidadosos em relação à leitura e desde pequena ganhei livros de presente. Tenho na memória, lembrança dos livrinhos que se misturavam com os brinquedos. Quando eu imaginaria que estava diante do meu trabalho? Na adolescência, lia muito, mesmo tendo amigos, saindo... E foi nesse período que comecei a escrever sem parar, mas demorei a achar que poderia escrever livros. O meu primeiro livro, ‘Fernanda Vogel na Passarela da Vida’, aconteceu por acaso. Escrevi uma Crônica sobre a modelo Fernanda Vogel que morrera em um acidente de helicóptero, a mãe dela leu o texto, adorou e me convidou para fazer o livro. Entrevistei 55 pessoas para contar a história. Foi muito especial e aprendi demais nessa época, descobrindo inclusive que me dedicaria a escrever para o público jovem. O livro foi lançado em 2003. ‘Novela de Poemas’, meu segundo livro, é uma coletânea das minhas poesias e fico feliz ao olhar para o livro e lembrar da Bienal de 2005, quando lancei o livro e participei pela primeira vez dez dias direto de uma Bienal de Livro. Hoje não sei viver mais sem a possibilidade de escrever livros. Estou realizando meus sonhos.

Totalmente Literário : 2. Como surgiu a idéia para a formulação de seu livro,Sou toda Errada? 

Tammy Luciano: Eu queria publicar algo diferente. Imaginei que um livro onde a protagonista não é a pessoa boa da história poderia surpreender. E ainda bem, foi isso que aconteceu. As pessoas ficaram muito curiosas com uma protagonista vilã. Torcia muito para o sucesso do livro e quando soube da segunda edição comemorei demais. Muita gente questionou a minha coragem em publicar um livro com o título ‘Sou Toda Errada’. O projeto hoje fala por si e fico feliz em imaginar que o livro abre muitas conversas sobre futilidade, relacionamentos, amor doente...

Totalmente Literário: 3. Na sua opinião os livros e a cultura podem transformar o planeta? 

Tammy Luciano: Claro! Se não acreditasse no poder mágico das letras e da cultura, não trabalharia com isso. Sou apaixonada pelo que faço, porque penso que posso estar mudando para melhor a vida de alguém. Visito escolas, comunidades carentes, faço palestras e sei que podemos sim ter uma rua melhor, uma escola melhor, um bairro melhor, educando nossas crianças, dando suporte de estudo para os mais jovens. Vejo em eventos como os leitores saem ainda mais motivados. Acho que os jornalistas e o governo poderiam valorizar mais os escritores do país. Muitos escritores brasileiros trabalham de graça por amar a ideia de divulgar suas letras e histórias. Precisamos urgente de mais valorização da literatura nacional! Aproveito para convidar vocês para conhecerem o grupo Novas Letras do qual sou a quinta integrante, junto com Enderson Rafael, Fernanda França, Leila Rego e Patrícia Barboza. Nós somos o primeiro grupo de escritores em turnê pelo Brasil e lutamos para que o Brasil possa ler ainda mais!

Totalmente Literário4. Para que uma pessoa consiga escrever uma obra literária exemplar (como a sua) o que é preciso que ela faça, ou seja, que tarefas ela deve cumprir? 

Tammy Luciano: Obrigada pelo exemplar, mas ainda me sinto aprendendo. Apesar de ter 30 peças de teatro escritas, poemas, mais de mil crônicas e 3 livros publicados, estarei sempre pensando em melhorar e aprender ainda mais. Essa alma em evolução é o que eu prentendo ter sempre comigo. Para ser escritor profissional, precisa ter compromisso. Hoje eu vivo para isso e virar a vida do avesso, largar tudo acreditando que vai dar certo não foi fácil e não foi do dia para a noite. Minha família me deu muito apoio nessa decisão. Meu pai é meu grande parceiro, acompanhou esses passos mais de perto, me ajudando a assumir de uma vez o que queria. Acredito que seja fundamental o compromisso. Levar a sério o momento de escrever, colocando horários para trabalhar e mergulhar nas suas criações. Produzir muito. A cada dia. Fazer de repente um blog, publicando seu material. Tive blog de criação literária muitos anos, isso me aproximou de leitores e consegui meu espaço. 

Totalmente Literário : 5. Como funciona o trabalho de um escritora? 

Tammy Luciano: Escrevo todo dia, alternando o livro novo, com crônicas e peças... Moro sozinha e sou bem dedicada a produzir, seja um texto, um vídeo, anotações, meus livros, revisão de texto. Também me dedico muito a atender os leitores. Quem me conhece sabe que sou bem caprichosa na atenção a cada um. Enquanto der, estarei presente. Quando não der, conseguirei um jeitinho de responder para as pessoas. Não quero ficar longe dos leitores, eles são lindos comigo, acreditam no meu trabalho. Criei, por exemplo, o Crônica Falada (www.youtube.com/tammyluciano) em que gravo vídeos com temas jovens e após um início difícil, achei que o quadro não duraria muito, mas foram chegando e-mails, com as pessoas se aproximando mais de mim, comentando sobre os vídeos, conhecendo meus livros e quando vi tanta gente estava falando que a Produção do Jô Soares me convidou para uma entrevista (http://www.youtube.com/watch?v=vdP4vqfaz-s). Eu gosto muito do meu trabalho não ser somente escrito e, como sou atriz também, aproveito as minhas crônicas para gravar o que penso, interpretar meus poemas... Acho que os leitores gostam!

Totalmente Literário6. Escrever um livro exige o que de um indivíduo? 

Tammy Luciano: Muito esforço. Livro não é fácil e não nasce da noite para o dia. Eu fico em média seis meses pensando na ideia, um ano escrevendo até que o projeto esteja apresentável para a editora. É preciso estudar português, caprichar na qualidade de cada parágrafo e ter domínio da história. Não vale contar o que não tem certeza. É preciso acreditar em cada passo das personagens como se aquele caminhar fosse real. Não pode ter preguiça, porque são necessárias muitas horas na frente do computador escrevendo. E acho que vale humildade no meio disso tudo. Não penso que escritor tem algo a mais. Somos pessoas normais que escolheram passar para o papel nossos pensamentos. Pode existir algum charme na profissão, mas nada que nos faça ter nariz em pé ou se achar o tal. Não cabe. A literatura precisa ser cada dia mais presente na vida das pessoas e acho válido o autor que quebra essas barreiras e se mostra simples, sem distâncias.

Totalmente Literário 7. Você pretende lançar algum livro em 2012? 

Tammy Luciano: Vou sim! Em março, será lançado meu livro 4, Garota Replay, pela editora Novo Conceito, no selo Novo Conceito Jovem. Foi uma vitória muito grande saber da aprovação do meu livro depois de tanto tempo batalhando. Hoje li no Twitter uma leitora dizendo que eu trabalhei na Novo Conceito. Não é verdade. Mandei meu livro para eles como qualquer mortal, junto com meu agente literário que fez um trabalho lindo de aproximação e só. Não sou filha de ninguém da editora e também não sou ex-funcionária. Se fosse, falaria, seria uma honra, mas não é verdade. Sou um bom exemplo para quem tem medo de encarar seus sonhos. Eu fui na cara e na coragem, sem padrinho e conquistei algo muito especial. Temos que acreditar que acontece sim! Demorei, mas encontrei meu caminho. Esse ano, espero viajar bastante, voltando nas cidades que visitei em 2011 e conhecendo novas cidades, encontrando leitores... 

Totalmente Literário : Obrigado pelo carinho e por sua entrevista!

Tammy Luciano: Quero mandar um beijo enorme para todos que visitam o Blog. Que bom que tem tanta gente apaixonada pelos livros. Thais, obrigada pelo carinho. Adorei estar aqui!
Sejam sempre felizes. Bjinhos. Tammy

Nenhum comentário:

Postar um comentário