sábado, 23 de novembro de 2013

Nova Parceria: Renato C. Nonato [Entrevista com Autor]

Olá Pessoal,tudo bem? Hoje vim divulgar uma grande novidade para vocês: O Clube do livro agora tem mais um Parceiro: Renato C. Nonato,escritor dos livros Terras Metálicas.Ainda estou lendo o livro,mas em breve estará disponível no Blog a resenha do livro.Veja a sinopse no livro:
Sinopse: " A Última Guerra lavou a atmosfera com uma massa nuclear, tornando-a incapaz de sustentar a vida. Para continuar sobrevivendo, a humanidade precisou se adaptar, isolando-se numa atmosfera artificial: a Esfera, local onde tem se mantido com o passar das gerações. A utopia da sociedade reinou desde então, com a paz sendo mantida com mão de ferro pela Elite. Mas essa paz pode acabar… Raquel é uma recém-formada em primeiro nível na Academia, que passa seu tempo livre entre Saturno – o parque temático da Esfera – e divagações sobre seu sonho de voar. Ao iniciar uma nova etapa de vida, ela vai encarar a cerimônia de implante que pode tornar esse sonho realidade, se a habilidade dos Túneis lhe for conferida. Mas essa nova etapa também vai levá-la por caminhos perigosos… Raquel descobrirá que o IA, responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar? Raquel ainda não tem essa resposta, mas vai precisar encontrá-la. E para isso ela precisará, mais do que nunca, da ajuda de seus amigos… Tashi, Tales, Ângelo, Camila, Liceu, Isabela e Nirvana lhe darão sustentação quando tudo o mais na utópica Esfera estiver ruindo. "

E Hoje,dia 23 de novembro, é uma data especial; há um ano o livro "Terras Metálicas" estava sendo lançado (Parabéns pelo sucesso Renato!)..Neste dia,haverá um Twitaço ,com a Hastag #terrasmetalicas.

O Clube do Livro também entrevistou o autor para comemorar este dia tão especial!Confira abaixo a entrevista na íntegra:
Clube do Livro: Lendo a sinopse do seu livro,pude observar que mesmo sendo um livro do gênero de fantasia,Terras Metálicas possui uma mensagem importante de conscientização das pessoas em relação ao perigo de armas nucleares, e a importância do cuidado com a natureza. De onde veio a inspiração para escrever um livro com esta temática?

Renato : Eu sempre gostei de histórias apocalípticas (sou meio doido, eu sei), e pensando em como uma sociedade se reergueria depois da guerra começou a ideia do Terras Metálicas, que era para ser a princípio uma história curtinha, mas que foi ganhando corpo e ganhando corpo e quando vi acabou virando esse livrão.

Clube do Livro:  Quando você começou a se interessar por leitura?

Renato: Desde sempre tive incentivo para ler, então foi uma coisa tão natural quanto andar.

Clube do Livro:  Atualmente existe uma grande discussão entre os leitores devido ao fato de haver livros no formato e-book e físico.O que você pensa à respeito?

Renato: Acho que cada um tem que ler onde agradar mais. Acho o e-book muito prático, principalmente para quem mora em locais pequenos e não pode ter aquela estante gigantesca de livros, e também facilita muito para quem não pode ficar carregando aquele monte de livros para lá e para cá. Mas eu vou confessar que gosto de sentir o livro nas mãos, ler para mim é uma experiência multi sensorial

Clube do Livro: No site do seu livro,na apresentação dos personagens,há um desenho para cada um deles.É você mesmo que desenha? Como você definiu a aparência de cada personagem?

Renato: Não, eu sou um desastre para desenhar. As ilustrações são das irmãs Bianca e Natalie (e elas são demais!). Quanto aos personagens, eu tentei fazer um grupo bem heterogêneo, mas que se completasse, pelo que as pessoas andam dizendo parece que eu consegui.

Clube do Livro: O que você pensa a respeito da valorização dos livros nacionais?

Renato: Eu acho que não é o fato de ler a história X ou Y que vai te fazer melhor ou pior, o importante é que você aprenda a absorver da escrita as informações que ela contém. Isso que vai tornar o futuro melhor. E para que isso seja possível ler tem que se tornar um prazer, por isso a leitura como um geral tem que ser incentivada. Mas também não dá para ficar só em histórias estrangeiras, elas são ótimas, mas o mundo dos autores é diferente do nosso. Por que ler sobre algo que se passa na Inglaterra, nos EUA ou qualquer outro lugar, se eu posso ler sobre São Paulo, Rio de Janeiro e qualquer outra cidade daqui? Os autores não precisam ser seres alienígenas, elas podem ser nossos vizinhos também.

Clube do Livro:Terras Metálicas terá uma continuação? Se sim,será uma série ou trilogia?

Renato: Terá sim, vai ser uma série, mas ainda não sei de quantos livros.

Clube do Livro:  Você pretende lançar um livro neste final de 2013 e início de 2014?

Renato: Estou com livros em negociação, mas ainda não tem nada certo, quero absorver o máximo com o Terras Metálicas antes de partir para os próximos.

Clube do livro: Para que uma pessoa consiga escreve uma obra exemplar como a sua,o que é preciso que ela faça,ou seja,que tarefas deve cumprir?

Renato:Que é isso, não é para tanto rsrsrs. Não existe uma receita certa para escrever, mas o que eu gosto é escrever uma espinha dorsal da história primeiro (como o que terá em cada capítulo, por exemplo) e tentar me manter fiel a isso a maior parte do tempo. Acreditem é bem difícil, a história sempre ganha vida!

Clube do Livro:Você acredita que os livros podem mudar o futuro do Brasil?

Renato: Se eu não acreditasse, não escreveria!

Um comentário: