segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Livros para Ler em Tempo de Natal


Olá Leitores,a postagem de hoje fala sobre um tema muito especial; o Natal. Data em que comemoramos o nascimento de Jesus,a família se reúne em volta da mesa  e comemorar mais um Natal juntos, além das brincadeiras sem graça daquele membro da família que quer fazer o Divertido. Apesar do membro da família metido a humorista do Zorra Total, o Natal é uma data muito bonita,que deve ser celebrada com amor,paz,felicidade e também com consciência do real sentido desta Data tão especial (muitas pessoas só se lembram de ganhar presentes,e se esquecem completamente da essência do Natal,que é o nascimento de Jesus).
Bom,para comemorar esta data tão especial,o Clube do Livro fez uma lista de livros para ler no Natal (não exatamente no dia de Natal,mas nesta época  em que todos estamos em  clima natalino.Veja quais são os livros indicados:

Livro 1: As Crônicas de Nárnia

As Cronicas de Nárnia são um conjunto de histórias (no caso livros) que se passam no mundo paralelo de Nárnia. Aqui estamos nos referindo ao volume único (capa ao lado) que contém os 7 livros compactado em somente um (porém todas as histórias são integrais).

O livro basicamente conta a história de algumas crianças que descobrem Nárnia através de passagens secretas.No primeiro livro (que antecede,segundo a ordem cronológica da história "O Leão o Feiticeiro e o Guarda Roupa"), O Sobrinho do Mago,Polly e Digory tem acesso à Nárnia através de dois anéis mágico. Nas outras histórias,os visitantes têm acesso ao mundo através de um guarda roupas e os personagens principais já não são Polly e Digory,porém Susana, Edmundo, Pedro,Lúcia e posteriormente Eustáquio e Jill (além de Caspian X,que habita Nárnia e não a Terra). Vale lembrar que no último livro,Susana não participa,pois esqueceu-se de Nárnia devido à coisas Materiais.

As Crônicas são uma boa indicação para o Natal pois possuem um tema Cristão. C. S. Lewis era uma pessoa muito religiosa,e por isso seus livros possuem alusão ao catolicismo. Por exemplo,Jesus Cristo é representado em Nárnia por Aslam.Uma carta do autor dos livros revela a evidência clara e contundente da mensagem que Lewis quis passar através de As Crônicas de Nárnia. Esta carta, escrita em 1961, foi enviada por C.S. Lewis
um menino na qual lhe fala sobre suas histórias, e indica que Lewis quis representar Jesus Cristo de forma figurada com o leão Aslam. Nela, Lewis afirma que "toda a história de Nárnia se refere a Cristo".Nessa mesma carta, Lewis diz: "Suponhamos que existisse um mundo como Nárnia, e suponhamos que Cristo quisesse ir a esse mundo e salvá-lo (como fez conosco). O que aconteceria então?". O mesmo Lewis responde a esta pergunta dizendo: "Pois as crônicas são minha resposta. Como Nárnia é um mundo de animais que falam, pensei em encarná-lo como um animal que fala. Dei-lhe a forma de leão porque se supõe que o leão é o rei dos animais; e também Jesus é chamado 'O Leão de Judá' na Bíblia"

Além disso,as histórias seguem um ritmo Bíblico (O Sobrinho do Mago se refere à Criação.O Leão,a Feiticeira e o Guarda Roupas ao Evangelho, e a Ultima Batalha ao Apocalipse).Por este motivo,O livro "As Crônicas de Nárnia" é uma boa pedida para o Natal,pois representa um livro religioso,que se refere à Jesus Cristo de uma forma muito bela e respeitosa ,que nos  faz pensar, e que encanta adultos e crianças em todo o mundo.


Livro 2: Milagre na Rua 34

No livro de Valentine Davies, Kris Kringle é um senhor que está passando por dificuldades no lugar onde mora,pois é considerado louco,afinal,diz ser o próprio Papai Noel.Mesmo após comprovar sua sanidade através de um exame psicológico,acaba sendo desacreditado e é expulso do lugar onde mora.Devido a este fato,acaba indo morar em um zoológico, juntamente com um amigo.Entretanto, ele acaba sendo  contratado como Papai Noel pela dona de uma famosa loja de departamentos (a Macy). A dona desta loja,chamada  Dóris, é uma pessoa cética e amargurada que, não acredita na Magia do Natal, e  faz com que sua filha de 6 anos, Susan, também não acredite. Para ela,Natal é somente uma data comercial.

Quando Kris Kringle fica sabendo dessa descrença da menina, ele pretende provar se utilizando de diversos recurso  que os sonhos devem existir e que ele realmente é o  Papai Noel. Entretanto, ele não pretende provar sua afirmação somente para a menina Susan, porém sim para toda a cidade de Nova York .”Milagre na Rua 34” é mais conhecido por sua versão cinematográfica,onde Susan foi interpretada por Mara Wilson (mais conhecida por interpretar Matilda) ; o livro é bem raro e difícil de ser encontrado,e normalmente aqueles que o leram recentemente adquiriram pelo Mercado livre ou trocaram pelo Skoob (ou seja, normalmente encontramos disponíveis somente edições usadas). É uma boa indicação,pois enfatiza a magia do Natal, e que nunca devemos desistir de nossa ideias ou sonhos. 

Livro 3 : Como Grinch Roubou o Natal

Basicamente o livro contra a história de Grinch,um “monstrinho” verde que odiava o Natal e não queria  que ocorressem as comemorações de Fim de Ano. Devido à este fato, certo dia ele se veste de papai Noel e resolve sabotar o Natal, roubando todos os presentes do bom velhinho e também das crianças. Para sua surpresa, entretanto, seus planos não se concretizam certo e apesar do boicote , e o Natal acaba acontecendo. Entretanto, Grinch acaba descobrindo o verdadeiro significado dessa grande data,e passa a comemorar o Natal.O livro foi adaptado para o cinema, e sempre é exibido durante a época festiva; no cinema,Grinch foi interpretado por Jim Carrey.


Sinopse: “Encarnado por Jim Carrey no cinema, o Grinch é um dos personagens mais conhecidos de Dr. Seuss. Nervoso e emburrado, esse monstrinho não quer deixar as festas de fim de ano acontecerem: "O Grinch odiava o Natal! A véspera e toda aquela função!Por favor, não pergunte por quê. Ninguém sabe a razão.Talvez porque ele tivesse um parafuso a menos. Talvez, quem sabe, seus sapatos fossem muito pequenos.Mas eu acho que o motivo mais corretoÉ que ele não tinha o coração do tamanho certo.Mas,Qualquer que fosse a razão,Os sapatos ou o coração,Ele ficava, na noite natalina, odiando a Quem-fusão, Olhando de sua caverna, com uma careta grinchenta e azeda, Lá embaixo, na aldeia, as janelas acessas. Pois ele sabia que cada Quem daquele povinho estava ocupado, pendurando enfeites de azevinho."
                                                                       

Livro 4: Um conto de Natal

“Um Conto de Natal” é simplesmente um dos melhores livros que já li. Meus livros preferidos são os clássicos (Dom Casmurro, Memórias de um Sargento de Milícias, Memórias Póstumas de Brás Cubas e dentre outros) e não poderia faltar,dentre eles,este brilhante livro.Quando o li,ele estava na versão “Uma Canção de Natal”,pois o livro tem diversas traduções para a língua Portugue- sa,como “O Natal do Avarento” e “Um Conto de Natal.
O Livro conta a história de Ebenezer Scrooge , um homem avarento que abomina o Natal.Trabalha em um escritório localizado em  Londres com Bob,seu paupérrimo, porém também muito feliz empregado, pai de quatro filhos, com um carinho especial pelo frágil Pequeno Tim, que tem problemas nas pernas.Em uma véspera de Natal Scrooge recebe a visita do seu ex-sócio Jacob Marley, morto há sete anos naquele mesmo dia. Marley diz que o seu espírito não pode descansar em paz, já que não foi bom nem generoso em vida, mas que Scrooge tem uma chance, e que três espíritos o visitarão.  
 
O primeiro espírito chega, Este é o Espírito dos Natais Passados, que leva Scrooge de volta no tempo e mostra a sua adolescência e o início da sua vida adulta, quando Scrooge ainda amava o Natal. Triste com as lembranças, Scrooge acaba espantando o Espírito do Passado.O segundo espírito, o do Natal do Presente, é um gigante risonho com uma coroa de azevinho e uma tocha na mão. Ele mostra a Scrooge as celebrações do presente, incluindo a humilde comemoração natalícia dos Cratchit, onde vê que, apesar de pobre, a família do seu empregado é muito feliz e unida. A tocha na mão do espírito tem a utilidade de dar um sabor especial à ceia daqueles que fossem "contemplados" com a sua luz.O terceiro espírito, o dos Natais Futuros, apresenta-se como uma figura alta envolta num traje negro que oculta o seu rosto, deixando apenas uma mão aparente. O espírito não diz nada, mas aponta, e mostra a Scrooge a sua morte solitária, sem amigos.

Após a visita dos três espíritos, Scrooge amanhece como um outro homem. Passa a amar o espírito de Natal, e a ser generoso com os que precisam, e a ajudar o seu empregado Bob Cratchit, tornando-se um segundo pai para Pequeno Tim. Diz-se que ninguém celebrava o Natal com mais entusiasmo que ele.

O livro de Dickens ganhou diversas adaptações para o cinema e televisão.Uma delas foi realizada em 1992 pelos “Muppets”. Houve também a adaptação “Barbie e a Canção de Natal”,uma animação onde a personagem  Eden Starling representa Scrooge,e os personagens possuem outros nomes.Além disto,em 2009,a Disney lançou uma animação 3D onde Jim Carrey “interpretava” Scrooge.


O Livro passa uma mensagem muito importante em relação ao que é realmente importante em nossa vida. Também demonstra que acontecimentos do Passado, se não superados ou interpretados adequadamente podem influir muito em nosso presente e em nosso futuro.     

2 comentários:

  1. Narnia é lindo os outros ainda não li

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taty, tudo bem?

      Concordo com você, Narnia é um lindo livro.Muito obrigado por seguir e por comentar em meu Blog! Sua opinião é muito importante para o Blog Clube do Livro!

      Abraços
      Thais

      Excluir