quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Resenha: O Mago de Camelot

Olá leitores, hoje irei falar sobre o livro O Mago de Camelot, de Marcelo Hipólito nosso escritor parceiro.Confira a Sinopse e a resenha do livro:
  
Sinopse: De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável, invejado e temido, Merlin,  é levado a se tornar o homem mais influente da .Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago.Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade.A saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e a guerra em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia.

Veja Também: Nova Parceria - Marcelo Hipólito
Veja Também: Vídeo Comemorativo de um Ano de Lançamento de Terras Metálicas 

Resenha: O livro conta a historia do mago Merlin e do rei Arthur, e sobre a origem de ambos,dividindo-se em duas partes, que se referem em geral a historia anterior ao surgimento de Arthur e a sua atuação na segunda parte. Apesar de ser um livro curto, que possui somente 152 paginas, ele pode ser classificado como complexo.O vocabulário é relativamente rebuscado, e muitas vezes solicita o uso de um dicionário; porem isto pode ser observado como uma maneira de conhecer novas palavras, principalmente pelo fato de ser uma narrativa antiga.Entretanto o que mais surpreende o leitor (em minha opinião) e o fato de que nenhum personagem possui uma índole totalmente correta, exceto Arthur, que de uma maneira geral se comportou de forma respeitosa.

Apesar do druida Merlin ser o personagem principal, sua conduta não me agradou, bem como o comportamento de outros personagens, como Guinevere e principalmente Morgana; ou seja, nenhum (ou pelo menos quase nenhum dos personagens) personagem tem caráter.Gostei muito da história, mas em especial da parte que se refere a historia do rei Arthur; o surgimento da cidade de Camelot, na Britânia, o funcionamento da Távola Redonda e também as batalha enfrentada por Camelot. No livro  há inclusive a famosa passagem em que Arthur, antes de ser consagrado como rei, consegue remover a espada da pedra, e provar sua natureza real.


As Brumas de Avalon

Toda a historia e modelada pelos druidas, em especial por Blaise, que modela o grande potencial de Merlim,o treinando para se tornar um dos homens mais importantes da época das trevas.A narrativa, que se encontra na terceira pessoa,apesar de possuir um caráter relativamente pessoal.Se passa no seculo V da Era Cristã.A saga de Rei Arthur e   bastante  conhecida na Literatura, e e citada por varias series literárias. Uma delas são As  Brumas de Avalon, que contam a mesma  historia, porem de um  outro ponto de vista.

O mago de Camelot possui como base a historia de rei Arthur, porem com suas adaptações, considerando que cada autor imprime sua forma de pensar na historia. Recomendo o livro para aqueles que apreciam a literatura clássica e histórica.

Um comentário:

  1. Adorei a resenha, quero muito ler esse livro, vim avisar que te marquei numa brincadeira literária

    http://lerparaesclarecer.blogspot.com.br/2013/12/vamos-brincar.html

    ResponderExcluir