sábado, 15 de março de 2014

Resenha : Jogo de Risco



Ficha Técnica

Autor (a): Janaína Blanc

Editora: Lio

Páginas: 336

Sinopse: "Uma ligação... Um pedido. Amanda Montero jamais poderia imaginar que aquele telefonema mudaria para sempre o rumo da sua vida, arrastando-a para um sofrimento inimaginável. Depois disso, sobraria apenas o recomeço... Um recomeço que só seria possível depois que destruísse a vida do poderoso Enrico Barsani. Um empresário cruel e sem limites, possuidor de uma ambição implacável. O homem que destruíra todos os sonhos inocentes de sua irmã, Elizabeth Pavanelli, conduzindo-a a um futuro miserável e sem volta. Amanda abandona sua cidade natal, seus amigos, sua inocência e sai à caça de seu algoz... Dá-se o início de um Jogo de Risco, no qual a protagonista se transforma numa mulher audaciosa, com muitas facetas e várias personalidades, que a levam ao ápice do poder, numa jogada genial e de tirar o fôlego".


Resenha

Bom, vocês podem estar achando um pouco estranho esta minhas aparições surpresas no blog, mas é por um bom motivo: vim divulgar algumas resenhas de escritores parceiros.  Mas vamos à resenha.

Amanda Monteiro
Se pudesse definir Jogo de risco com uma palavra, esta palavra seria  sensacional.Como já disse aqui no blog, romances, inclusive romances policiais  são gêneros dos quais não gosto muito, entretanto, posso dizer que Jogo de Risco foi uma exceção total em se tratando deste gênero literário Jogo de Risco conta a história de Amanda Montero, uma jovem de 26 anos que tinha  uma vida  feliz e tranquila, ao lado da mãe e da irmã adotiva, Elizabeth.  Entretanto,  tudo se transforma quando a irmã adotiva,após uma revelação feita por sua mãe, resolve buscar o pai biológico, o milionário Enrico Barsani, indo até a grande São Paulo.

Obviamente,Enrico, dono de uma das maiores fortunas do Brasil não aceitou bem a notícia de que tinha uma filha bastarda, e suas ordens  à seu fiel  escudeiro (ou melhor, seu "capanga"  ) são as piores possíveis. Simultaneamente a todos estes acontecimentos a mãe de Amanda morre, e ela abandona sua vida na pequena cidade vai em busca da irmã em São Paulo. Chegando lá, as noticias não são nada agradáveis e junto com essa nova vida, Amanda acaba tendo que construir seu plano de vingança.

Entretanto, seus planos não saem como o esperado e entre muitos acontecimentos ruins ela conhece Rafael Portari, com quem constrói uma  relação de amor e amizade. Entretanto, Rafael possui uma relação direta com Enrico Barsani, o alvo de sua vingança, e após concluir seu plano pode prejudicar e muito Rafael e sua família.

Durante todo o livro Amanda faz jogadas de risco, literalmente, investindo todas as suas conquistas em prol de um avanço em seu plano de vingança. Sob o "pseudônimo" de Noelle Ventura realiza suas melhores jogadas, que fazem o leitor pensar : com ela conseguiu?  Sem dúvida Amanda é uma personagem encantadora; ela tem uma inteligência e uma facilidade de pensar sob pressão que me impressionou.
      

Enrico foi um vilão ótimo; soube ocultar sua verdadeira personalidade, e acabou conseguindo atrapalhar até mesmo Amanda Monteiro.A edição do livro também é muito bonita, a capa e também a ilustração que se apresentava no inicio de cada capitulo.Algo importante de se destacar é a mensagem transmitida pelo livro: O golpe vem de onde menos esperamos. 

Os acontecimentos do livro permitem que o leitor compreenda essa afirmação (portanto, se você ficou curioso corra para a livraria mais próxima ou visite o site da editora Lio) .Apesar de ser um livro médio - grande, consegui lê-lo inteiro somente em algumas horas, pois confesso que não conseguia largar o livro (parecia estar colado em minha mão).Como gosto muito de livros que contém ação, as minhas partes preferidas de "Jogo".

Janaína Blanc
Durante o livro Janaína também usa alguns recursos literários que merecem destaque; os famosos "Flashbacks” (quando em um  livro, filme ou telenovela há uma passagem onde é relembrado o passado de um personagem da história) usados principalmente para contar a história da família Portari. Há também o recurso do Cliffhanger, ou seja, recurso de roteiro onde o capítulo é interrompido no ápice de uma trama, e o próximo já se refere à outro fato. É comum que neste recurso a trama seja retomada alguns capítulo depois ou até mesmo tenha uma continuidade no final da história. Em alguns momentos do Livro, isto ocorreu, mas como Janaína é muito legal conosco, curiosos leitores, já entendíamos o que havia ocorrido um ou dois capítulos depois.

E uma novidade: Há algumas horas Jogo de Risco começou a ser vendido na Livraria Saraiva Online. Compre clicando aqui!

Enfim, gostei extremamente do livro: foram 336 páginas de puro brilhantismo. Janaina é parceira do clube há muito tempo (este ano a parceria completará um ano) e pude acompanhar todo o processo de edição, divulgação da capa, sinopse e imagens.  É uma grande alegria publicar esta resenha. Jogo de risco já é um sucesso de público e de vendas, e com certeza ainda renderá ótimos resultados para a escritora e para os leitores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário