sexta-feira, 2 de maio de 2014

Resenha: Cisne [Uma Geração,todas as Decisões]

Ficha Técnica:

Autor: Eleonor Hertzog

Editora: Dracaena (1º edição)

Páginas: 832

Sinopse: Ninguém sabe exatamente quais são os critérios de seleção da Escola Avançada de Champ-Bleux, mas não há como discutir sua eficácia. Seus exames de ingresso não erram nunca! Entre milhares de candidatos de todos os pontos da Terra, apenas duzentos e cinquenta são escolhidos a cada semestre. E, num mundo onde ser cientista é o maior status que alguém pode desejar, a Escola Avançada de Champ-Bleux forma aqueles que são disputados a peso de ouro. Doris e Henry Melbourne são cientistas formados por Champ-Bleux. Aparentemente, são biólogos marinhos. Aparentemente, suas vidas se centram no Cisne, barco de pesquisas onde moram com os filhos. E, também aparentemente, são terráqueos... Seus filhos acreditam em todas essas aparências – ao menos por enquanto. Seguindo os passos dos pais, os jovens Melbourne fizeram os exames de ingresso para Champ-Bleux. Enquanto, cheios de expectativa, aguardam os resultados para saber se ao menos um deles entrou na Escola Avançada, veem-se envolvidos numa questão diplomática entre Terra e Tarilian, o único outro mundo habitado que os terráqueos conhecem. Inesperadamente, o futuro das relações entre os dois mundos vai ser decidido em um barco no meio do oceano! Mal sabem eles que isso é apenas o começo... Logo precisarão decidir pela Terra inteira!

Resenha: Se fosse possível escolher uma palavra que defina Cisne, escolheria original.  Jamais havia lido algo com uma temática semelhante, por isso o livro escrito pela autora parceira Eleonor Hertzog foi uma agradável surpresa. O livro pode ser classificado como uma distopia, porem não puramente relacionada à fantasia.  É um ramo distópico diferente, pois se passa no Oceano. Neste universo criado por Cisne, a terra não é o único planeta que possui vida inteligente; do outro lado do Sol, há um outro planeta, chamado Tarilian, onde seres muito semelhantes aos humano vivem.

No livro não há exatamente um personagem principal; como disse, não existe exatamente um personagem principal; são dez. O núcleo central da história é a família Melbourne (inclusive Melbourne é o nome de uma cidade australiana), composta por 10 membros durante este primeiro livro; Doris e Henry Melbourne, os patriarcas da grande família e seus 8 filhos  Teo e Ted, os gêmeos mais velhos, com 16 anos, Tim e Tom, gêmeos de 15 anos, Pam de 14 e , Lis com 13, Bobby que tem 8  anos e Peggy Saint Mont,também 14 anos, filha adotiva  dos Melbourne.

O livro cita poderes paranormais de mentalização, como telepatia, tele transporte, elos mentais e outras praticas de mentalização,  que podem ser praticadas por vários personagens secundários e também pelos dez personagens principais; entretanto, somente Peggy, Henry e Doris têm consciência de seus poderes, pois os filhos biológicos dos Melbourne ainda não descobriram seus poderes paranormais (o que deve ser um processo natural, por qual cada pessoa deve passar independentemente, sem nenhuma influência.

Há também outros núcleos de personagem, que se compõem pelos outros personagens que constituem a nova turma que ingressará na Escola Avançada Champ Bleux, um dos principais pontos do enredo de Cisne. Os primeiro núcleo se compõem por Michelle Daril, Felip Daril (pai de Michelle) e Anton, o segundo núcleo se compõem por Joe, Françoise e Jaque Lefreve (pai biológico de Françoise e de criação de Joe) e o terceiro por Harmon, Steve e Mada Breterech (mãe adotiva de Harmon e Stece).Logo, os sete filhos de Melbourne (o caçula, Bobby, ainda não possui idade suficiente par ingressar em Champ Bleux) Michelle, Anton, Françoise,  Joe, Harmon e Steve  ingressarão em Champ Bleux.

Champ Bleux é a maior Escola Avançada do mundo.Localizada em uma pequena cidade do interior da França,  a escola é uma referência em formação de cie cientistas;  cada nova turma formada, o que ocorre a cada dez anos, surgem os melhores cientista de todo o mundo. Entretanto, os últimos alunos que ingressarão em Champ Bleux foram selecionados devido ao chamado toque de recolher, afinal, os pais de todos os selecionados já foram alunos da Escola Avançada.

O livro pertence à série "Uma Geração, todas as decisões”. Inicialmente, pensei que durante Cisne os jovens do livro já iriam ingressar em Champ Bleux.  Entretanto, isto ainda não ocorre no primeiro livro,cuja série já tem um segundo livro publicado, Linhagens, que possui os mesmos personagens.O terceiro livro chama -se Talismã, e os leitores que acompanham a série estão ansiosos para seu lançamento. Recentemente foi lançado um spin-off da história chamado “Beretech Steve”,que pode ser adquirido no site da escritora.

Além disso, o livro compartilha do nome do navio da família, o Cisne. A família é muito querida por grande parte dos personagens; desde a comunidade científica, que diante de uma dificuldade oferece apoio, até a simpática população de Porto Alto, local muito querido pelos Melbourne e para cujos habitantes eles oferecem espetáculos artísticos e de generosidade (como um auxilio ao orfanato local).

Eleonor Hertzog
Vale lembrar, que um dos principais pontos da história é uma rivalidade econômica, politica, tecnológica e social entre Terra e Tarilian,planeta já citado no inicio da resenha. Tarilian sempre era o vencedor em relação à grande parte dos aspectos, entretanto, eram inferiores à Terra somente em dois aspectos; Champ Bleux e aeronáutica, Portanto, tarilianos e terráqueos se odeiam. Isso acarreta algo de certa forma determinante para o andamento da história; após um grande problema com dois intercambistas  tarilianos, Tian e Turon,são enviados ao Cisne, para concluir seu programa de Intercâmbio.Tudo isto ocorre devido ao Doutor Orel,cientista que inicialmente havia abrigado Tian e Turon; Orel simplesmente odiava tarilianos e os fez sofrer tanto quanto podia. Bom,para resolver todo o problema que o fato gerou,tanto em questões da mídia tariliana como em um ponto de vista social,entra em cena a família Melbourne,que recebe no Cisne os  intercambistas tarilianos. Outro personagem de destaque é Jean, um "foca" (profissional iniciante do jornalismo) e Giles, jornalista tariliano extremamente irritante. Os jornalistas também ingressam na aventura à bordo do Cisne.

Cisne é um ótimo livro, que não deixa a desejar em nenhum aspecto.Apesar de ser um livro extenso, a história tem acontecimentos que conseguem manter a história interessante. A capa do livro é muito bonita, e seu interior também; no inicio de cada capítulo há uma ilustração do navio Cisne. A história é encantadora, e possui personagens, cenários e ações totalmente originais. O que me agradou na história também foi o perfil de Lis, Pam e Peggy; são determinadas, inteligentes e forte, e desempenham as mesmas funções dos irmãos à bordo do cisne.Tim foi o personagem que mais gostei; ele foi durante todo o livro, simplesmente genial! Tenho que confessar que gostaria que a Escola Avançada de Champ Bleux existisse de verdade, e gostaria ainda mais se eu fosse aprovada pelos testes psicotécnicos!  

Outro ponto que quero destacar é o cuidado da escritora durante o envio do livro; ele veio embrulhado,com uma dedicatória belíssima e também com alguns marcadores.É possível perceber que Eleonor gosta daquilo que faz,que o faz por opção e vontade, e não por obrigação; tudo é feito com muito carinho e respeito para com o leitor,desde a escrita até o envio do livro.

Gostaria de agradecer à Eleonor por se tornar parceira do Clube do Livro. É um grande privilégio que uma escritora cujos livros possuem tamanha qualidade seja parceira do Blog.

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Que legal que conseguiu mais uma parceria, espero que venham mais por aí.
    Nunca tinha ouvida falar do livro, nem da autora. Gostei da ideia do livro, vou anotar aqui para compra-lo. ^^
    http://singeloleitor.blogspot.com.br
    Beijos, até a próxima. :)

    ResponderExcluir
  2. Thais,
    compartilho do seu interesse de que existisse a escola de Champ Bleux. Como queria presenciar todos os acontecimentos por lá quando toda essa nova turma se juntar. E, claro, participar!
    A maior agonia é tentar querer saber como tudo vai acabar, ansiosa por saber o destino de cada um desses personagens fantásticos que a Eleonor criou.

    ResponderExcluir