domingo, 19 de outubro de 2014

Resenha: Amazônia - Arquivo das Almas


Autor: Paul Fabien

Páginas: 331

Editora: Isis

Sinopse: Em um futuro não muito distante um casal de oficiais, Vitã e Helena, participam de várias campanhas militares. Em todas as oportunidades lutam para defender a grande floresta Amazônica. Eles não imaginam que uma nova missão irá lançá-los na mais espetacular e perigosa das aventuras. O grande enigma começaria dentro da Amazônia, um lugar inóspito e assustador repleto de mistérios e grandes perigos. Após vários confrontos se deparam com as cavernas de Abisinia, na Colômbia, onde encontram a origem do verdadeiro mal e descobrem antigos segredos gravados em inscrições cuneiformes, registradas por outras civilizações pré-diluvianas.

Resenha: Olá leitores, tudo bem? Estou sumida aqui do Clube, mas é por uma razão nobre; estudar. Além das matérias convencionais eu ainda estou estudando para entrar em um instituto federal (onde meus amigos dizem que é um sistema de estudo que se aproxima da escravidão) e bom, meu tempo está contadinho (mas tenho que admitir que amo essa correria).

Bom, mas vamos ao assunto: a resenha de hoje é do livro "Amazônia: Arquivo das Almas", do autor Paul Fabien, que é parceiro aqui do blog. "Amazônia" é um ótimo livro, e reúne todos os elementos que eu gosto em um livro;  um enredo interessante,  tecnologia e muita aventura.

O livro se passa em um Brasil do futuro, onde os carros já não transitam pelas estradas e sim pelo ar. Tv's
holográficas,armas extremamente potentes e naves de guerra ricamente equipadas são seus elementos principais.  Ele conta a história de dois majores, Vitã e Helena, que servem o exército brasileiro em um centro militar localizado no meio da floresta amazônica. Vita é um respeitado oficial, que já participou de diversas incursões na floresta e é muito querido entre as tribos indígenas da região.  Helena é uma eficiente major, responsável pelas mais importantes missões do exército, sendo muito estimada pelos oficiais de cargo mais alto de toda a corporação. 

Além de ser um local onde ocorre a produção dos mais eficientes e importantes equipamentos militares, o centro militar também é responsável pela proteção das fronteiras do Brasil nesta região. No entanto, algo começa a ameaçar eficiência deste  centro e toda a beleza  da floresta amazônica; invasores desconhecidos, com equipamentos militares estranhos até mesmo aos maiores produtores de tecnologia iniciam ferozes ataques à base militar, destruindo a paz e a imponência até então existente. 

A cúpula do exército se reúne e decide que Vitã e Helena, os mais eficientes oficiais da corporação serão os responsáveis pela missão que irá descobrir quem são os invasores e qual é o seu objetivo. Em uma missão extremamente arriscada e repleta de embates tecnológicos e muita aventura, os oficiais descobrem que os desconhecidos buscam algo misterioso, localizado no território amazônico, em algum ponto de sua impressionante imensidão.

Embora eu pretenda seguir carreira na área médica, a tecnologia é um segmento que chama muito minha atenção.  Fiquei impressionada com a descrição da base torre de Codajás; um edifício de cerca de 200 andares, munido da mais eficiente tecnologia e no qual trabalham milhares de pessoas.  Confesso que gostaria de
conhecer a base torre e caso existisse seria muito proveitosa para o Brasil, afinal fiscalizaria nossas fronteiras e protegendo a floresta amazônica, que devido a falta de controle da exploração por países vizinhos e transnacionais perde o equivalente a cerca de 1, 5 campos de futebol de seu território por minuto.De fato,não sabemos a riqueza natural que temos em nossas mãos, e que merecia,sem dúvida,ser melhor preservada. 

Os personagens também merecem destaque; Vitã e Helena,embora discordem quase o tempo todo são muito parecidos; são teimosos, têm destaque em sua profissão e odeiam ser contrariados. Isto gera engraçados embates entre os dois oficiais, o que torna os diálogos mais leves, não se prendendo somente a algo engessado, austero normalmente típico de livros que tratam deste tema.

A capa do livro também merece destaque,já que a arte é muito bonita e combina totalmente com o livro,retratando um importante momento da história.

Um outro ponto interessante da história é que ela corre de forma fácil e sua compreensão não é dificultada por elementos desnecessários,não se tornando uma história mirabolante ou mesmo sem sentido. Sem dúvida,"Amazônia; Arquivo das Almas" é um dos melhores livros nacionais do segmento de Literatura fantástica. 

2 comentários:

  1. Oie *-* estou numa fase em que estou lendo muuuuitos livros nacionais, por isso estou adorando que os blogs estão dando atenção a nossa boa literatura!
    Eu adorei a história, acho que livro nacional tem que se passar (pelo menos em partes) no Brasil rsrs é só opinião minha...
    Enfim, adorei, ótima resenha e livro! Beijos..

    ResponderExcluir
  2. Nossa você me deixou com muita vontade de ler esse livro =O Adoro essa pegada futurista/ficção cientifica. Achei muito interessante a história se passar na Amazonia .
    Vou colocar na minha lista =D
    Adorei a resenha, seguindo seu blog.
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir